Contratar um profissional autônomo: Conheça as Principais Vantagens

Publicado por Mariana Marins em

contratar um freelancer

Contratar um profissional autônomo é uma ótima opção para a empresa e para o profissional. Isso acontece porque as relações de trabalho têm sofrido mudanças significativas nos últimos tempos.

Principalmente depois da crise econômica no Brasil, a possibilidade de realizar trabalhos autônomos tem despertado o interesse em diversas áreas de atuação.

Essa é uma nova forma de se estabelecer uma relação organizacional bem diferente do modelo tradicional. As relações trabalhistas estão se transformando rapidamente e a prestação de serviços é o ramo de atuação que mais cresce ultimamente.

Dessa maneira, quando você decide contratar um profissional autônomo, existe uma maior flexibilidade para definir os detalhes da contratação, além de poder negociar prazos e valores de forma mais fluida. Em contrapartida, o contratado costuma ter uma maior liberdade para realizar o seu trabalho.

Além disso, um profissional autônomo precisa entregar todos os trabalhos conforme eles foram estabelecidos durante a negociação. Assim, ambas as partes conseguem ficar plenamente satisfeitas. Geralmente, todos os termos do acordo estarão definido no Contrato de Prestação de Serviços. É muito importante que cada serviço possua um contrato associado.

Bom, se você é um empreendedor que está à procura de profissionais autônomos para terceirizar seus trabalhos ou deseja trabalhar nesse formato, esse artigo é para você.

Nele, você aprende tudo sobre o assunto!

O que é um profissional autônomo?

Um dos sinônimos de “profissional autônomo” é “freelancer”.

Este termo bastante utilizado e de origem inglesa é amplamente utilizado no mundo todo. Ele designa o modelo de profissional que presta serviços de forma autônoma por um determinado período.

Dessa maneira, muitas pessoas conseguem atuar no mercado em tempo parcial ou integral.

Tudo vai depender do que foi previamente acordado entre ambas as partes. Também existe a possibilidade de um contrato de freelancer ser estendido.

Vantagens de trabalhar como profissional autônomo

Existem várias vantagens ao optar por contratar um profissional autônomo, como:

Flexibilidade de horários

Você não precisa cumprir horários para realizar suas tarefas. Assim, você pode determinar a forma que deseja atuar para entregar o que foi prometido.

Em outras palavras, em um trabalho autônomo, você dita as regras sobre como realizar as suas atividades.

Dessa forma, você separa uma quantidade de horas do seu dia, a fim de realizar todos os seus trabalhos conforme a sua disponibilidade e o prazo que foi previamente definido.

Maior autonomia

Outro fator benéfico é que no trabalho autônomo você pode escolher o local em que deseja trabalhar. Assim, dependendo da atividade que você precisa realizar, existe a possibilidade de complementá-la de sua casa por exemplo, o conhecido homework.

Oportunidades para ganhar mais

Outro atrativo do trabalho autônomo é que você pode negociar os valores do seu serviço com o contratante. Dessa forma, poderá alcançar melhores preços e, assim, conseguir fechar um negócio lucrativo. Se o orçamento do seu serviço não atingiu o seu “alvo” pretendido, você pode continuar a prospectar novos clientes. O profissional autônomo possui essa maleabilidade.

Estabilidade: O “x” da questão

Da mesma forma que existem pontos vantajosos para quem trabalha como freelancer, também há outros que podem ser considerados como uma “desvantagem”, como é o caso da falta de estabilidade.

No caso de um trabalho tradicional, a sensação de estabilidade é alimentada devido a assinatura da Carteira de Trabalho. Já em um trabalho autônomo, essa sensação é obtida quando se supera as metas de trabalho e de ganhos em um mês. No entanto, isso é variável. Você pode ou não atingir a sua meta. Vai depender do seu esforço e do próprio mercado de trabalho.

Assim, um profissional autônomo não precisa temer a falta de estabilidade. Basta estar sempre em busca de aperfeiçoamento. Assim, quanto mais contratos você fecha, maiores são as chances de ser contratado por outras empresas. Você será reconhecido pelo mercado de trabalho e novas oportunidades aparecerão.

Vantagens de contratar um profissional autônomo

contratar um profissional autônomo

Também existem diversas vantagens de se contratar um profissional autônomo. Abaixo, você confere as principais delas:

É mais econômico

Quando você decide contratar um profissional autônomo, acaba existindo uma redução de custos. Isso acontece porque você não precisa arcar com encargos trabalhistas.

Assim, você paga somente o valor do trabalho acordado com o freelancer no momento da contratação do serviço. Os impostos ficarão a cargo do contratado, que deverá embutir esse preço no cálculo do seu orçamento.

Poderá trabalhar com especialistas no assunto

Quando você decide terceirizar um determinado serviço, é possível contratar um profissional autônomo que tenha pleno conhecimento sobre o assunto. Assim, esse profissional poderá agregar mais valor e qualidade ao seu negócio como um todo.

Não há vínculo empregatício

Diferente de ter um funcionário, em que você precisa assinar sua Carteira de Trabalho, pagar um salário mensal e cumprir com várias exigências trabalhistas, ao contratar um profissional autônomo, você elimina todos esses pormenores burocráticos.

Isso acontece porque basta pagar o valor acordado ao fim do serviço, cessando a relação com o profissional.

Quando contratar um freelancer?

Você pode contratar um profissional autônomo sempre que precisar. Assim, esse contrato pode acontecer por meio de plataformas especializadas no assunto.

Desta forma, se você deseja contratar um profissional autônomo para realizar um determinado trabalho, é só fazer uso dessas plataformas.

No Portal Natuwork, por exemplo, você encontra os melhores freelancers que atuam na área ambiental.

Então, aproveite essa oportunidade e faça o seu cadastro agora mesmo!

Você já conhecia os benefícios de contratar um profissional autônomo? Gostou desse artigo? Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, é só deixar o seu comentário abaixo!

 

Categorias: Diversos