Empresas que precisam de consultoria ambiental: como encontrar e atuar

Publicado por Mariana Marins em

Empresas consultoria ambiental - onde procurar

As empresas que precisam contratar serviços de consultoria ambiental são aquelas que têm que se adequar às regras e leis de conformidade ambiental.

Isso tem acontecido, principalmente, por conta da busca pela sustentabilidade que tem sido um tema muito discutido em todo o mundo.

Dessa forma, tais empresas precisam de serviços na área de consultoria ambiental para seguir as regras, além de determinar e implementar suas próprias iniciativas ambientais.

Empresas de todos os tipos e tamanhos possuem questões ambientais a serem consideradas. Isso ocorre porque, à medida que as questões climáticas se tornam mais proeminentes em nossas vidas, abordá-las passa ser algo de extrema importância.

As questões ambientais são bastante complexas. Então, caso uma empresa não tenha os conhecimentos ou recursos necessários para resolvê-las, é necessário recorrer a profissionais especializados no assunto.

Então, essas acabam sendo as empresas que precisam de consultoria ambiental.

Neste artigo, você vai entender mais sobre o assunto e descobrir como entrar nesse mercado promissor. 

Serviços de consultoria ambiental: visão geral

Os serviços de consultoria ambiental são essenciais, pois têm um impacto direto na qualidade de vida dos indivíduos de uma determinada área geográfica.

Além disso, os empresários precisam cumprir as regras do setor, a fim de proteger seus negócios, colaboradores e o meio ambiente. 

Isso requer um gerenciamento de negócios proativo. Assim, é importante que as organizações estejam sempre abertas a mudanças e ajustes.

Então, a contratação de serviços de uma consultoria ambiental ajuda a garantir a conformidade ambiental, além de diminuir o nível de preocupação dos empresários.

Conformidade das empresas que precisam de consultoria ambiental

À medida que os problemas ambientais pioram ou os pedidos de mudança aumentam, as empresas acabam precisando se adequar a mais regras e leis ambientais. 

Com isso, é fundamental estar em conformidade com os governos federal, estaduais e municipais, órgãos reguladores e grupos industriais.

Isso acontece porque seus regulamentos, leis e portarias abrangem diversos aspectos distintos em relação às operações de uma empresa. 

Operar de acordo com esses requisitos é um processo demorado, podendo gerar elevada multas e até sanções, caso algum erro seja cometido. Assim, para evitar problemas maiores, as empresas com passivos são os “atores” que contratam as empresas que oferecem consultoria ambiental.

Então, ao contar com a ajuda de um especialista, é possível se adequar às leis e regras em vigor.

Um consultor ambiental pode avaliar as operações empresariais em relação a problemas de conformidade. Com isso, é possível ajudar qualquer instituição na criação de um plano, a fim de cumprir a legislação em vigor.

Além disso, esse profissional também pode monitorar os requisitos variáveis, mantendo a empresa sempre atualizada.

Para isso, o consultor ambiental rastreia uma ampla variedade de fontes de regulamentos, o que pode ser uma tarefa demorada.

Consultoria ambiental empresas

Metas ambientais de empresas que precisam de consultoria ambiental

Os consultores também ajudam as empresas a alcançarem metas ambientais voluntárias, como:

  • O uso de mais energia limpa;
  • O fornecimento de ingredientes de operações agrícolas sustentáveis;
  • O uso de mais material reciclado.

Essas iniciativas estão se tornando mais comuns entre as empresas, à medida que os clientes buscam cada vez mais marcas que priorizam a sustentabilidade.

A consultoria ambiental também ajuda a avaliar as operações atuais, criando um plano para o alcance de seus objetivos.

Assim, é possível acompanhar o progresso de suas atividades e gerenciar relatórios ambientais.

Os consultores ambientais compartilham seus conhecimentos sobre essas questões com as empresas por meio de sessões de treinamento.

Isto facilita o aprendizado e a mudança da política empresarial.

Saúde e segurança

Projetos que possuem preocupações ambientais também costumam se preocupar com saúde e segurança.

Isso se dá porque essa ação ajuda no gerenciamento e minimização dos riscos ambientais e do local de trabalho.

Tais riscos envolvem a qualidade do ar interno, exposição a substâncias perigosas, como amianto, sílica, formaldeído, vapores de tinta e fumaça de solda. Uma consultoria ambiental também apoia o desenvolvimento de planos para gerenciamento de riscos e emergências.

Além disso, também há uma preocupação com a conformidade em relação aos padrões da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA).

Essas ações são fundamentais para o bem-estar dos funcionários, melhoria das condições de saúde e segurança do local de trabalho.

Também melhora a satisfação, a produtividade dos colaboradores organizacionais, além de evitar o surgimento de problemas legais.

Por que trabalhar com consultoria ambiental?

Trabalhar com uma consultoria traz inúmeros benefícios a empresas de todos os nichos e portes.

Isso acontece porque consultores são capazes de concluir tarefas relacionadas com muito mais eficiência e com menos erros. Assim, é possível evitar prejuízos à empresa em questão e ao meio ambiente.

A contratação de um especialista externo permite que a empresa se concentre apenas em suas principais atividades comerciais e no crescimento dos seus negócios. Além disso, um consultor pode encontrar empresas que precisam de consultoria ambiental facilmente.

Para isso, você pode utilizar a plataforma Natuwork e identificar ótimos projetos para trabalhar.

O site conta com excelentes oportunidades na área.

Assim, tudo o que você precisa fazer é criar um cadastro e ficar atento às oportunidades para escalar o seu trabalho como profissional autônomo.

Empresas que precisam de consultoria ambiental

Serviços de consultoria ambiental: tendências e oportunidades

A crescente demanda por serviços de consultoria ambiental foi devida, principalmente, às indústrias de construção e química. Assim, é possível minimizar a deterioração ambiental devido à liberação de substâncias tóxicas.

O aumento dos investimentos no controle de poluição e remediação ambiental nos países em desenvolvimento também está impulsionando o crescimento desse mercado.

Nas economias emergentes, por exemplo, essas iniciativas são financiadas pela iniciativa privada e pelo próprio governo.

Dessa forma, há um grande desenvolvimento de pesquisas nos setores de energia renovável e segurança energética.

Nas áreas urbanas, medidas para minimização de resíduos, remediação de áreas e desenvolvimento sustentável também são ótimas oportunidades para consultores ambientais.

Além disso, a diversificação de serviços em usinas nucleares, como padrões de poluentes de carbono e avaliação do ciclo de vida, tendem a beneficiar o crescimento desse mercado.

No setor de petróleo e gás, regulamentações em vigor de monitoramento de tanques de armazenamento de postos de gasolina aumenta ainda mais a demanda por consultores ambientais.

Principais dicas para encontrar empresas que precisam de consultoria ambiental

Agora que você conhece a importância e as oportunidades em trabalhar com projetos de consultoria, você precisa entender quais são as melhores dicas para encontrar empresas que precisam de consultoria ambiental.

Confira!

Descobrir as necessidades do seu potencial cliente

O primeiro passo para encontrar empresas que precisam de consultoria ambiental é entender o que o seu cliente em potencial precisa.

Muitas vezes, as empresas não sabem quais são suas reais necessidades em relação às conformidades ambientais.

Então, você pode mapear possíveis oportunidades de melhoria e oferecê-las diretamente às organizações.

Conheça o tomador de decisão

Para qualificar as empresas em potencial e fechar um contrato, há vários detalhes que você precisa descobrir.

A maneira mais simples de fazer isso é perguntando ao seu cliente.

Parece um pouco óbvio, mas é sempre melhor começar o processo de vendas conversando com o tomador de decisão.

Isso acaba garantindo que você não esteja entrando em contato com alguém que entende a importância de seguir as leis ambientais.

Use as seguintes perguntas para orientar uma conversa com seu futuro cliente:

  •     Qual é a situação atual do seu cliente? O que ele precisa implementar?
  •     O que ele gostaria de solucionar?
  •     Como o seu serviço de consultoria pode ajudá-lo a evitar penalidades?

Natuwork

Uma das melhores maneiras de encontrar empresas que precisam de consultoria ambiental é acessando o site Natuwork.

Dessa maneira, você consegue se conectar com empresas idôneas que precisam contratar esse tipo de serviço.

Assim, você é capaz de fechar diversos projetos, além de aumentar a sua experiência na área.

Esperamos que este artigo tenha sido bem interessante para você que deseja começar a trabalhar na área ambiental.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira compartilhar alguma experiência conosco, deixe um comentário abaixo.