Técnico em Meio Ambiente: Mercado de Trabalho

Publicado por Mariana Marins em

técnico meio ambiente

É fundamental conhecer o funcionamento do mercado de trabalho para um técnico em meio ambiente. Dessa forma, você pode se beneficiar das melhores oportunidades dessa profissão.

Os cursos ligados à área ambiental estão em alta como, por exemplo, o de técnico em meio ambiente. Com isso, ele também acaba sendo bastante valorizado no mercado. E, por conta disso, gera excelentes oportunidades de atuação.

A demanda por esse profissional tem sido cada vez maior. Isso tem acontecido, principalmente, pela maior especificidade e rigor das leis ambientais.

Com isso, as empresas precisam executar as suas atividades sem degradar ou colocar o meio ambiente em risco. Então, se você deseja atuar na área ambiental ou, até mesmo, fazer uma especialização, essa pode ser uma ótima opção.

Neste artigo, você vai conhecer como funciona o mercado de trabalho para os profissionais que atuam como técnico em meio ambiente. Confira!

O Que Faz um Técnico em Meio Ambiente?

Um técnico em meio ambiente atua diretamente no apoio à elaboração dos levantamentos ambientais. Ele também é responsável pela identificação de padrões de produção e consumo de energia.

Além disso, a organização de programas de educação ambiental e a realização, coordenação e monitoramento de um sistema de coleta seletiva também são de sua responsabilidade.

Cabe ao técnico em meio ambiente realizar o levantamento e sistematização de dados de informações e de documentos técnicos necessários. Assim, ele contribui para o processo de elaboração das políticas ambientais, baseando-se na realização de estudos sócio ambientais.

Esse profissional também realiza o controle de programas de gerenciamento ambiental e de sistemas de gestão ambiental e integrada. Ele também é responsável pela aplicação de metodologias específicas para reduzir os impactos ambientais negativos, além de realizar o monitoramento dos parâmetros analíticos da qualidade do ar, da água e do solo.

O controle da poluição sonora e visual e o acompanhamento das auditorias ambientais internas e externas também fazem parte de suas atribuições.

O Que É Estudado no Curso?

técnico de meio ambiente

De modo geral, o curso de técnico em meio ambiente tem uma duração aproximada de 18 meses.

Estes podem ser divididos em 3 módulos: monitoramento e supervisão ambiental, gestão ambiental e tecnologia ambiental.

O curso pode ser tanto presencial quanto à distância. As disciplinas comuns que são aplicadas nesse curso são:

  • Legislação ambiental;
  • Processos industriais;
  • Tratamento de água;
  • Biotecnologia;
  • Geoprocessamento;
  • Epidemiologia;
  • Recuperação das áreas degradadas;
  • Avaliação de impactos ambientais.

Como É o Mercado De Trabalho Para Técnico em Meio Ambiente?

A média salarial desse profissional é de aproximadamente R$ 2.260,00. Mas também é possível alcançar remunerações mais altas, a depender da empresa e experiência do profissional.

Curiosamente, as empresas que mais contratam profissionais técnicos em meio ambiente são as de engenharia civil, pois elas possuem um volume significativo de projetos anuais.

Para encontrar serviços na área ambiental, basta acessar o Natuwork. Lá você pode se candidatar a excelentes oportunidades da área ambiental.

Além disso, várias organizações que atuam em ramos diversos da engenharia oferecem possibilidades muito boas para um técnico em meio ambiente.

Isso acontece, pois os rejeitos e processos de produção precisam ser supervisionados de perto. Assim, é possível evitar desastres ambientais ou outras situações adversas.

De modo geral, os profissionais devem contar com traços e características específicas direcionadas totalmente para a sensibilidade do meio ambiente.

Algumas delas são: disciplina, proatividade, dinamismo, responsabilidade, espírito de liderança e organização.

Qual é a Duração do Curso?

Se você pretende fazer um curso de técnico em meio ambiente, deverá se dedicar a uma carga horária mínima de 1.200 horas, conforme exigências do Ministério da Educação (MEC).

Porém, essa carga horária pode variar de acordo com a instituição de ensino.

Em casos de oferecimento do curso na modalidade conjunta com o Ensino Médio, a duração média é de 3 a 4 anos.

Onde fazer o curso?

Existem diversas instituições de ensino que disponibilizam esse curso.

Muitas delas são pertencentes à rede federal de educação no âmbito profissional, científico e tecnológico como é o caso dos IFETs e CEFETs.

Você também pode encontrá-lo em escolas técnicas ligadas a Institutos e Universidades Federais, como acontece com as unidades paraibanas: Campus Cabedelo, Campus Cajazeiras e Campus Santa Rita e Campus de Sousa.

Outras vagas podem ser encontradas em diversas unidades educacionais do SENAC e do SENAI.

Técnico de Meio Ambiente x Técnico de Controle Ambiental: Qual é a diferença?

O técnico em meio ambiente trabalha com o gerenciamento de questões ambientais. Já o técnico em controle ambiental realiza análises biológicas e químicas, além de propor as estratégias para minimizar os impactos e reduzir a quantidade de resíduos.

Ambos os campos de atuação são atraentes e oferecem excelentes oportunidades. Assim, cabe a você decidir aquele que mais lhe atrai.

Gostou desse artigo? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe o seu comentário abaixo!